redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, domingo, 28 de janeiro de 2024.

Unidades Básicas de Saúde da região do Anhanduizinho participam das ações de combate à hipertenção e Diabete

Por Gilson Giordano em 03/10/2017 às 15:20

Ações de combate à hipertensão de pressão arterial são realizadas nas UBS dos bairros no Anhanduizinho (Foto: Divulgação)

A cinco unidades de saúde que integram os bairros da região do Anhanduizinho estão inseridas no combate à hipertensão arterial e a diabetes em comemoração ao Dia do Idoso – lembrado no último domingo, dia 1º de outubro e antecipando o Dia Mundial da Diabetes –a ser celebrado no dia 14 de novembro. Tais ações, que fazem parte do chamado Hiperdia, visam estabelecer vínculos entre os usuários e as unidades básicas de saúde no combate as doenças.

A realização das ações do Hiperdia ocorre periodicamente nas 67 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) de Campo Grande e entre elas, as que estão localizadas na região do Anhanduizinho.

Na Unidade Básica de Saúde Dr. Nelson Tokuei Simabukuro, localizada no Aero Rancho IV, no bairro Alves Pereira, na Unidade Básica de Saúde Dr. Walfrido Azambuja, UBS “Dona Neta”, localizada no bairro Guanandi, no bairro Jóckey Clube, na Unidade Básica de Saúde Dr Jorge David Nasser, na UBS da Vila Pioneiros, Dr Celso Lacerda de Azevedo e na UBSF do Conjunto Residencial Dr Mauro Rogério de Barros Wanderley.

Durante as ações, os pacientes têm acesso a serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e também participam de palestras, oficinas, dinâmicas, e outras, visando atender a todos os usuários/pacientes que necessitem de cuidados integrais das unidades para a prevenção e tratamento da hipertensão e diabetes.

 O secretário de Saúde, Marcelo Vilela, lembra que, juntamente com a identificação precoce dos casos, o estabelecimento de vinculo entre as unidades Básicas de saúde são elementos imprescindíveis para o sucesso do controle desses agravos.

“Através do acompanhamento destes pacientes podemos evitar o agravamento das doenças e eventuais complicações”, ponderou.

Hiperdia             

O HiperDia é um programa de cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão e diabetes que são diagnosticados nas unidades de saúde. A partir do cadastro, que pode ser realizado em qualquer unidade, os pacientes passam a receber medicamentos e acompanhamento dos profissionais de saúde que, através de ações educativas, ajudam a prevenir complicações decorrentes da falta de controle da doença.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões